screen dourado.png

Hipnose como Recurso para Controle da Dor Crônica

17, 18 e 19 de abril de 2020

Curso Presencial - São Paulo/SP

*local a confirmar

"A dor é a interpretação de uma informação que pode colocar em risco a integridade do nosso corpo. Ao sentirmos dor, nosso raciocínio se distraí, nosso foco de atenção muda para avaliar a origem do que nos causou a dor e nosso comportamento age em busca de estratégias de proteção para garantir nossa segurança física e emocional" (sbd)

SEJA BEM VINDO(A)

Apesar da evolução dos anestésicos, a hipnose no controle da dor continua sendo um recurso utilizado, principalmente, por médicos e dentistas para ajudar seus pacientes. A teorias mais recentes explica que a hipnose, no controle da dor funciona porque estimula no cérebro a produção de hormônios relacionados ao bem-estar, como serotonina e beta-endorfinas.

Hipnose

A hipnose é utilizada há muito tempo no controle da dor, desde a época em que não existiam anestésicos (usava-se álcool, drogas e até mesmo o poder de simplesmente acreditar que pensar positivo controlaria a dor). Muitas vezes, a dor é um componente psicossomático da ansiedade, raiva, estresse ou nervoso. Ao modificarmos a maneira como o cérebro interpreta a dor é possível alterar o comportamento de como o cérebro responde a ela.

1971505.png

Hipnoterapeutas

Tem interesse em trabalhar com dor? Acrescente mais uma ferramenta à sua prática terapêutica com recursos e informações poderosas da hipnose com quem realmente entende dos preceitos fisiológicos no controle da dor. 

dental_dentist_health_healthcare_medic_m

Dentistas

De acordo com a  artigo 6 da Lei nº 5.081, de 24/08/66 do Conselho Federal de Odontologia, os dentistas podem utilizar a hipnose, para diferentes objetivos, dentre estes controle da dor, salivação e promoção de tranquilidade ao paciente.

fisioterapia-clip-arte-terapia-ocupacion

Fisioterapeutas

De acordo com a Resolução nº. 380, de 3 de novembro de 2010, os fisioterapeutas podem utilizar a hipnose em suas funções, uma vez que a técnica é reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia.

health_healthcare_heart_love_medic_medic

Terapeuta Ocupacional

De acordo com a Resolução nº. 380, de 3 de novembro de 2010, os Terapeutas Ocupacionais podem utilizar a hipnose em suas funções, podendo atual na assistência integral a pacientes que apresentam dores no sistema músculo-esquelético. 

PORQUE FAZER ESTE CURSO?

Um curso prático e vivencial sobre como utilizar a hipnose no controle da dor

A hipnose é um estado natural da mente. Nós ensinaremos você como acessar este estado sem segredos ou pegadinhas. Você compreenderá a estrutura física e mental da dor, de dentro para fora, com o apoio de descobertas recentes da neurofisiologia da dor e a eficácia da hipnose nestes casos.

SEJA UM FACILITADOR DE MUDANÇAS

DOMINE O USO DA HIPNOSE COMO RECURSO PARA AJUDAR SEUS PACIENTES NO CONTROLE DA DOR

QUAL O SEGREDO PARA UTILIZAR A HIPNOSE COMO RECURSO AO CONTROLE DA DOR?

O segredo está em além de saber avaliar o paciente com dor, fazer da hipnose um agente de mudança integral na saúde para controle da dor e recuperação do bem estar.

 Pelo menos 37% da população brasileira, ou 60 milhões de pessoas, relatam sentir dor de forma crônica, aquela que persiste por mais de três meses, de acordo com estudo feito pela Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED).

 A dor crônica é tão nociva que pode prejudicar a rotina do indivíduo. Alguns estudos ligam a dor crônica à depressão, a transtornos de ansiedade e até ao suicídio. A dor, de modo geral, talvez seja umas das situações humanas que mais causam sofrimento. Não só a dor causa um sintoma desagradável em quem está doente, mas traz repercussões biológicas, psicológicas, sociais, espirituais, isolamento, sentimento negativo e problemas de ordem familiar.

E o que Janaína*, estudante de fisioterapia disse:"Eu estava com uma dor na região glútea que irradiava para as pernas e com apenas uma das técnicas ensinadas já saí anestesiada e sem dor. Muito obrigada."

Uma pessoa com dor passa por esgotamento físico, pessoal e mental e tem sua qualidade de vida comprometida. Mesmo nos momentos de descanso e de prazer, a dor acaba consumindo o raciocínio. 

Para Adilson*, ex-aluno do curso de hipnose para dor:"Fiz o curso de hipnose para controle da dor do Raphael e foi fantástico! Antes de fazer eu tinha muita dificuldade com sugestões de analgesia e anestesia, mas depois do curso eu consegui desenvolver muito essas habilidades. No começo desse ano eu desloquei meu dedo no jiu-jitso e na hora senti uma dor muito forte. Depois que utilizei o que aprendi no curso a dor praticamente zerou! O curso está de parabéns e o Raphael é um dos melhores profissionais de todo o Brasil."

Sempre com um remédio para dor na bolsa, pessoas que sofrem com dor crônica ficam mais irritadiças e perdem completamente o controle do diálogo interno da mente. Além de influenciar negativamente a auto-estima, a dor crônica afeta a capacidade de trabalhar ou realizar tarefas simples do dia a dia. Nesse período alguns sintomas como ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia, alterações no apetite e preocupação com o corpo ficam comuns.

Iezo*, hipnoterapeuta, conta:"Me interessei pela hipnose pois queria entender como diminuir dores crônicas, uma vez que pessoas da minha família estavam sofrendo com as dores que o câncer traz. E aprender hipnose foi uma forma de conseguir ajudá-los com as dores crônicas do dia a dia."

A boa notícia é que agora você vai ter a oportunidade de aprender  como utilizar a  hipnose no controle da dor ministrada pelo Fisioterapeuta, Psicoterapeuta e Hipnoterapeuta Raphael Luz, que possui diversas certificações nacionais e internacionais.

palestra vetor.png

Hipnose como Recurso para Controle da Dor Crônica

É o treinamento definitivo para você aprender a utilizar a hipnose como recurso para a dor crônica

 

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

01

DIA 01

  • História da dor e da hipnose. Entendendo de onde vem as diversas formas de utilizar e pensar a hipnose na dor;

  • Conceitos de hipnose na literatura científica atual;

  • Conceitos modernos de Dor, dor aguda, procedimental e crônica;

  • Simplificando os Modelos mais atuais de dor aguda e crônica (neurofisiologia básica);

  • Avaliando de forma básica o paciente com dor;

  • Quando usar questionários específicos  para avaliação do paciente com dor;

  • Outros instrumentos de avaliação;

02

DIA 02

  • Avaliando elementos sensibilizadores da dor (comportamentos, hábitos e rotina do paciente);

  • Hipnose e modificações fisiológicas esperadas e induzidas;

  • Hipnose e modificação da dor (aguda, procedimental e crônica) entendendo através de estudos da neurociência;

  • Elementos essenciais na relação terapeuta-paciente (Rapport, e comunicação verbal e não verbal);

  • Como introduzir os elementos hipnóticos e testes de sensibilidade de forma segura na clínica;

  • Educação em neurociência da dor e da hipnose para o paciente com dor;

03

DIA 03

  • Formas de abordagens Hipnoterapeuticas em diferentes tipos de dor;

  • Ajustando os conhecimentos ao raciocínio clínico;

  • Educação em saúde: elementos básicos para gestão do paciente com dor, e sabendo quando indicar para outros profissionais da saúde.

  • Avaliação dos resultados. O que esperar no tratamento da dor através da hipnose, nos diversos tipos de dor;

  • Entendo o Follow-up nas pesquisas e como utilizar de forma prática no consultório;

  • Bandeira vermelha. Quando não atender, e encaminhar o paciente.

  • Auto-hipnose para pacientes com dor crônica. Como fazer de forma correta;

Conheça RAPHAEL LUZ

Raphael Luz

Raphael Luz conheceu a hipnose ainda durante a formação como fisioterapeuta. Durante os estágios acadêmicos, começou a utilizar a hipnose para ajudar os pacientes com dor de difícil controle. Ao perceber o potencial dessa incrível ferramenta terapêutica, passou a se dedicar ao estudo da hipnose paralelamente a fisioterapia. Em 2013 terminou a especialização em dor no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE em São Paulo), onde passou a dar aulas sobre hipnose no controle da dor. Ao longo dos anos vem se aprimorando no cuidado aos pacientes de dor crônica, aliando a hipnose aos conceitos mais atuais sobre neurociência e reabilitação.

  • Certificação como Neurolinguista Practitioner, realizado - Instituto de Neurolingüstica Aplicada (INAp) – Dr. Jairo Mancilha (PhD).

  • Aperfeiçoamento em Estratégias Hipnóticas no Manejo da Dor - PhD Mark Jensen.

  • Certificação em Hipnose Natural na Abordagem de Milton H. Erickson – Instituto Milton H. Erickson de Petropolis (IMHEP).

  • Certificação e Especialização Internacional em Hipnose Ericksoniana Avançada – Jeffrey Zeig, PhD. Presidente da Fundação Milton H. Erickson de Phoenix-AZ.

  • Certificação e Especialização Internacional em Histórias de Milton Erickson e Supervisão Clinica de Betty Alice Erickson – Dra. Betty Alice Erickson, ACT Institute.

  • Atuação como intérprete do Workshop: Dor e Resiliência.

  • Certificação e Especialização Internacional em Dor e Resiliência – Dra.Teresa Robles e Dra. Roxanna Erickson.

  • Certificação e Especialização Internacional em Hipnoterapia Clínica Avançada - OMNI Hypnosis Training Center.

  • Certificação e Especialização Internacional em Hypnosis  Impromptu Hypnosis Workshop – Freddy Jacquin e Anthony Jacquin.

  • Certificação e Especialização em Modern Hypnotism Workshop  – Freddy Jacquin and Anthony Jacquin;

  • Certificação e Especialização em Changework Applications – James Tripp;

  • Certificação e Especialização em Master in Hypnotherapy – James Tripp;

  • Certificação e Especialização em Rapid Therapy Models – Sean Michael Andrews;

  • Certificação e Especialização em Integrative Hypnosis to Rewire the Brain – Melissa Tiers.

 

Perguntas Frequentes

Como a hipnose atua no cérebro?


O cérebro trabalha, gerando a cada momento, bilhões de atividades para apenas nos manter vivo. Se nosso cérebro é capaz de interpretar uma sensação dolorosa e fazer com que essa informação chegue de forma consciente, ele também pode deixá-la menos intensa ou até ignorá-la. A hipnose é um estado mental de comunicação entre o nosso cérebro “consciente” e nosso cérebro “inconsciente”. Assim podemos utilizar essa comunicação de forma racional, enviando, por exemplo novos comandos. Em analgesia, os estudos mostram que a dor pode ser retransmitida para o cérebro, mas que ele pode optar por não passar para o nível consciente.




Esse curso é somente para hipnoterapeutas?


Não!. Este curso é para qualquer pessoa que deseja aprender a controlar a dor com hipnose: dentistas, hipnoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas...




Vou parar de tomar remédios para dor com este curso?


Não! Esta avaliação deverá ser feita pelo seu médico, posteriormente. Este curso não dá alta de tratamentos médicos em andamento.




Este curso emite certificado?


Sim, emitiremos certificado para todos os participantes que estiverem presentes nos 3 dias de curso.




Quais os maiores benefícios desse curso?


O Raphael Luz possui certificações nacionais e internacionais na área de fisioterapia e hipnoterapia e atua nesta área há mais de 5 anos. Vamos passar 3 dias intensos trabalhando para que você possa aprender a hipnose e como utilizá-la a seu favor, inclusive para outras áreas da vida, através da auto-hipnose.




Preciso saber hipnose para fazer este curso?


Não. O Raphael passará pelos conceitos básicos da hipnose, dando a base necessária para compreender como ela atua no cérebro e como você poderá utilizá-la para controle da dor.




Este curso será oferecido on-line?


Não. Como o curso prevê vivências sobre a hipnose no controle para dor, fica impossibilitado seu oferecimento on-line.




Será que vai funcionar para mim?


Essa é a dúvida mais comum dos nossos alunos. Podemos afirmar que muitas outras pessoas como você aprenderam, através deste curso e de workshops realizados pelo Raphael Luz, técnicas para transformar as suas vidas a partir de então.





VALE LEMBRAR: Hipnose para Controle da Dor Crônica é um curso complementar a qualquer tratamento médico que você já esteja fazendo ou prestes a fazer e sob nenhuma hipótese o curso o substitui.

‍A missão do Elite Institute é ser o melhor investimento que uma pessoa pode fazer em toda a sua vida. Por essa razão, oferecemos tanto conteúdos gratuitos como treinamentos que requerem investimentos.

Ao escolher um dos nossos cursos pagos, você vai estar investindo em você e ajudando a transformar as vidas de milhares de pessoas ao redor do mundo todo.

AINDA TEM DÚVIDAS

FALE CONOSCO!

Elite Institute

Rua Paes Leme, 136, sala 506 - Pinheiros

05424-010 - São Paulo/SP

www.eliteinstitute.com.br

contato@eliteinstitute.com.br