Conheça a Hipnoterapia com

REGRESSÃO

DESCUBRA, ENFRENTE, ELIMINE MEDOS, RECONSTRUA O QUE FOI DESTRUÍDO E TRANSFORME SUA VIDA

Hipnoterapia com Regressão

Nossa mente é um fenômeno inacreditável. Evolutivamente programada para garantir nossa sobrevivência e auto preservação, adaptou-se ao ambiente com o passar das eras, criando sofisticados mecanismos de proteção.

 

Ela aprende muito rápido. Ela reconhece padrões, e rapidamente replica estes aprendizados. Ela programa-se para reagir de forma automática aos diversos estímulos que recebemos, sem que precisemos pensar de forma consciente. Ela generaliza situações que considera potencialmente ameaçadoras e, para cada uma delas, dispara os processos automáticos anteriormente aprendidos que, em algum momento, funcionaram bem.

Os mais comuns e reincidentes, com o passar das gerações, foram tornando-se instintos. Os mais eficientes foram se tornando emoções e sentimentos. Os recorrentes na existência individual de cada um de nós foram se tornando comportamentos. E todos esses elementos coexistem funcionando em uma perfeita sinfonia nas camadas mais profundas da nossa mente.

Nossa consciência nem sempre percebe todas as decisões que nossa mente toma, de forma instantânea e automática, através de nossos condicionamentos, sensações, sentimentos, emoções e instintos. Alguns deles vêm conosco de berço, ou até mesmo bem antes de nascermos, quando ainda estamos no ventre de nossas mães. Outros são aprendidos e acumulados ao longo de experiências, acontecimentos e episódios que vivemos ou presenciamos. Dia a dia são aprendidos, repetidos, reforçados e internalizados, de forma quase sempre imperceptível e inconsciente, e vão se tornando um pedacinho da pessoa que somos. Vão se tornando parte de nossa identidade, de nosso ser.

Nossa consciência nem sempre percebe todas as decisões que nossa mente toma, de forma instantânea e automática, através de nossos condicionamentos, sensações, sentimentos, emoções e instintos. Alguns deles vêm conosco de berço, ou até mesmo bem antes de nascermos, quando ainda estamos no ventre de nossas mães. Outros são aprendidos e acumulados ao longo de experiências, acontecimentos e episódios que vivemos ou presenciamos. Dia a dia são aprendidos, repetidos, reforçados e internalizados, de forma quase sempre imperceptível e inconsciente, e vão se tornando um pedacinho da pessoa que somos. Vão se tornando parte de nossa identidade, de nosso ser.

O Passado na Nossa Mente

E é realmente muito bom que nossa mente trabalhe dessa maneira - esse diferencial nos deu uma vantagem evolutiva maravilhosa na luta pela sobrevivência através das gerações. O problema acontece quando nossa mente reage de forma desproporcional àquilo que percebe como uma ameaça - seja ela real ou imaginária - e nos coloca em estado disfuncional diante de alguma situação típica da vida. Quando a nossa mente nos congela ou nos coloca em hipervigilância diante de situações tão triviais da modernidade quanto embarcar em um avião ou falar em público, ou quando nos leva aos extremos do descontrole emocional diante de episódios familiares, afetivos ou mesmo profissionais, ou quando nos leva a desenvolver crises de ansiedade, de pânico, de fobias, de compulsões, de ciclos de auto sabotagem dos mais diversos.

Nós do Elite Institute somos apaixonados pelos estudos da mente humana, e durante muitos anos viemos acumulando ferramentas para ajudar nossos clientes a transformar suas vidas por meio do auto conhecimento, do entendimento de seus problemas e da reprogramação mental. E uma das ferramentas unanimemente mais fascinantes para esse propósito é a Regressão.

A regressão é um processo terapêutico que acessa lembranças e memórias do passado, permitindo que determinados momentos sejam resgatados e revisitados mentalmente, para um melhor entendimento e, principalmente, para ampliação de aprendizados e realização de mudanças profundas na vida das pessoas. É uma ferramenta que utiliza como ponto de partida a hipnose clínica, e que permite que possamos mudar de forma rápida, profunda e eficiente a maneira como a nossa mente reage aos estímulos externos.

Parta do princípio que, seja qual for o seu problema, você não nasceu com ele. Em algum momento da sua existência, sua mente aprendeu a utilizar aquele problema como forma de reagir a um determinado estímulo, com a intenção positiva de, de alguma maneira, proteger ou preservar sua vida ou sua integridade. Acontece que, naquele episódio no qual sua mente teve esse aprendizado, é possível que ela tenha reagido de forma desproporcional ao real tamanho da ameaça. Ou, ainda, pode ter acontecido de que a ameaça nem mesmo tenha sido real. E, mesmo que a ameaça tenha sido verdadeira e a reação tenha sido proporcional, a mente pode simplesmente ter generalizado de forma desfavorável a situações nas quais encontrou alguma semelhança, ainda que remota.

Por Que a Regressão Funciona?

Imagine, por exemplo, o primeiro dia de aula em uma escolinha infantil. Para uma das crianças, a mente pode ter interpretado como um dia feliz, onde ela ganha novos amiguinhos, onde não tem mais a mamãe vigiando o tempo todo e onde tem um parquinho com brinquedos muito divertidos. E, para outra criança, o exato mesmo primeiro dia de aula na exata mesma escola pode ter sido o dia no qual sua mente entendeu que ele foi abandonado pela mamãe em um lugar desconhecido, com um adulto estranho dizendo que ela pode ou não fazer e quando pode fazer, com crianças desconhecidas com as quais precisará disputar os brinquedos e a atenção dos adultos, num ambiente onde não pode abrir a geladeira quando quer para pegar seu iogurte ou seu suco, onde não pode trocar o canal da televisão no momento que deseja, onde não pode sequer chamar pela mãe.

O que muda o aprendizado mental entre uma e outra criança é um conjunto de variáveis que envolve desde a resiliência emocional de cada uma até a forma como suas mentes interpretaram o acontecimento. Estampidos de um revólver disparando pode ser traumático para muitos de nós, e para um atleta olímpico da modalidade de tiro ao alvo é apenas um dia de treinos. O capotamento de um automóvel em alta velocidade pode ser potencialmente traumático para você e eu, enquanto para um piloto da stock car é apenas um dia de trabalho.

E as mais diversas situações que costumam ser traumáticas para uma pessoa podem ser, em suas devidas proporções, até mesmo triviais para outras.

Utilizando a regressão, nós podemos buscar nas profundezas da memória qual foi o episódio causador desse aprendizado, e podemos olhar para ele com novos olhares, novas perspectivas e novos recursos, permitindo que a mente reaprenda - de forma favorável - a reagir instantaneamente. Utilizamos, nessas memórias episódicas, técnicas para Ressignificar, Dessensibilizar, Recursar, Condicionar, Integrar ou de Oferecer comportamentos e ações alternativos que levam a mente a adotar novas reações automáticas diante de situações semelhantes, agindo de forma favorável.

Dessa maneira, conseguimos tratar Ansiedade, Depressão, Luto, Pânico, Transtorno Bipolar, Transtorno Borderline, Compulsão Alimentar, Insônia, Vícios em Cigarro, Álcool ou outras substâncias, Manias, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Medos, Fobias, Desgastes Emocionais e as mais diversas naturezas de problemas psicológicos. Basta que, em estado de hipnose, conduzamos o cliente até a memória do episódio que causou a reação, neutralizemos seus efeitos e reforcemos as mudanças nas memórias dos principais episódios que reforçaram o estado indesejado.

É uma experiência libertadora, que utiliza simplesmente um estado levemente alterado de consciência no qual os pensamentos ficam mais calmos, o corpo fica mais relaxado e a imaginação ganha muita intensidade. Um processo livre de contra indicações, livre de efeitos colaterais, livre de doutrinas religiosas, espirituais ou esotéricas, que pode ser feito por pessoas de todas as idades (até mesmo por crianças e idosos) de todos os credos, sem qualquer tipo de conflito.

 

Definimos traumas como sendo um aprendizado da mente humana no qual uma reação automática de luta, fuga ou congelamento foi generalizada para diversas situações nas quais a pessoa enfrenta episódios nos quais a mente identifica semelhanças com uma potencial ameaça anterior, colocando-a em estado de alerta, de hipervigilância, de ansiedade, de fobia, de depressão, de mudança de humor, etc. Afinal, se a mente já passou por isso uma vez e essa resposta funcionou, ela repete sempre que julgar necessário, sem que a pessoa tenha tempo de pensar, permitindo economizar energia e ter agilidade para se salvar.

O trauma tem, portanto, uma intenção positiva dentro de nossa mente, mesmo que essa intenção positiva seja irracional.

Como a Regressão Lida com Traumas

Como é o Tratamento com Regressão?

 
segredo.jpeg
Revelar Segredos

Em regressão você não precisa revelar qualquer segredo ao terapeuta. Sua privacidade é 100% preservada.

marionete.jpeg
Perder o Controle

Você permanece no controle o tempo todo. A qualquer momento, basta parar de imaginar para que a cena se desmanche e tudo volte ao normal.

preso.jpg
Ficar Preso ao Passado

É impossível ficar preso em estado de hipnose ou em uma lembrança do passado. Basta abrir os olhos e tudo volta ao normal.

regressao04.jpg
Lembranças Dolorosas

Em estado de hipnose é possível interromper, modificar a cena, mudar os tamanhos, a velocidade e até mesmo a distância dos elementos da memória. É como ter super poderes para vencer os momentos difíceis do passado.

Em estado de hipnose o cliente não vai dormir, não vai ficar inconsciente, não vai se esquecer do que aconteceu e não vai perder o controle. Pelo contrário, o cliente alcança um estado de consciência ainda mais ativo do que o normal. Diferentes áreas do sistema nervoso passam a trabalhar em um ritmo muito mais intenso, enquanto outras áreas relaxam profundamente e se tornam muito mais acessíveis do que o normal.

Muitas pessoas que ainda não conhecem a hipnose esperam que, quando atingirem esse estado, vão ficar hiper concentradas, ou super focadas, ou que vão ter alucinações demasiadamente realísticas. É claro que, em alguns casos, isso pode até acabar acontecendo - mas isso não é mandatório para que o processo de terapia com regressão aconteça.

As lembranças e memórias reprimidas das camadas subconsciente e inconsciente da mente se manifestam de formas simples e quotidianas através da nossa imaginação, é essa manifestação é mais do que o suficiente para que o tratamento com regressão ocorra com sucesso. Então, não se preocupe se você não tiver uma experiência imersa em alucinações visuais, pois nem sempre é por essa via que a nossa mente se manifesta.

Embora algumas pessoas tenham uma experiência com esse nível de imersão logo na primeira vez, essa profundidade de transe hipnótico é alcançada com a prática e com a repetição, e embora seja impressionante para quem ainda não conhece, não é um fenômeno imprescindível para a terapia.

A grande maioria das pessoas vai alcançar os resultados que busca simplesmente se permitindo imaginar intensamente enquanto a mente faz o trabalho dela e segue as instruções do terapeuta.

Muitas pessoas também chegam pela primeira vez a uma sessão de hipnoterapia por regressão com a expectativa de que vão necessariamente encontrar lembranças que nem ao menos imaginavam, e descobrem que muitas vezes a causa de determinado problema está justamente naquela memória frequentemente presente e quase fotográfica, e acabam se sentindo frustradas por não ter descoberto nada realmente novo, surpreendente ou que não soubessem antes sobre si mesmas.

A terapia com regressão não acessa necessariamente memórias esquecidas. Embora algumas vezes isso aconteça, a regressão também pode acessar memórias que estão presentes nos pensamentos durante a maior parte do tempo. Tudo depende de que episódios marcaram a causa de cada problema tratado.

Por fim, também é muito comum que algumas pessoas venham com a expectativa de que as lembranças sejam intensamente visuais. Contudo, nosso sistema nervoso fragmenta cada memória em elementos com imagens, sensações, comportamentos, movimentos corporais, cheiros, sabores, sons, emoções, sentimentos e significados. E, cada vez que uma memória é lembrada pela nossa mente, é como se o nosso cérebro misturasse um pouco de cada um destes ingredientes para executar uma receita, e as vezes ele não tem todos os ingredientes disponíveis com a mesma facilidade. Por isso, é possível que em uma regressão o cliente tenha todas as sensações, as emoções, os pensamentos e até as vontades de mover músculos e articulações como se estivesse no episódio e, mesmo assim, não ter uma clareza visual. E existem técnicas incrivelmente efetivas de se trabalhar com esses estilhaços de memória sem precisar das referências visuais relacionadas a elas.

​É importante que o cliente tenha clareza de que a terapia com regressão não é um passeio turístico pelas lembranças do passado, e nem um tipo de investigação forense em busca de acuidade fotográfica de momentos específicos já vividos. Ela é, isso sim, um processo terapêutico focado em aprendizados, criação de recursos e transformação interior, com ênfase emocional e psicológica, e não fatalista. O propósito da terapia com regressão é o de encontrar a maneira como a mente entendeu determinado episódio, e não o de estabelecer qualquer tipo de compromisso com a acuidade ou com a veracidade dos fatos encontrados na memória.

E se a minha mente não acessar as memórias esquecidas do meu passado?

Essa é uma grande preocupação quando o terapeuta não domina outras técnicas terapêuticas além da hipnoterapia por regressão.

Entretanto, você não precisa se preocupar. Existem diversas ferramentas diferentes da hipnoterapia por regressão que podem ser utilizadas para seguir com o tratamento e alcançar exatamente os mesmos resultados, e nós do Elite Institute colocamos todas elas à sua disposição!

Com a nossa equipe, você vai ter acesso à Hipnose Clássica, Hipnose Eriksoniana, Hipnose Regressiva, Hipnose Integrativa, Hipnose Condicionativa, Hipnose Recursiva, Hipnoanálise, Programação Neurolinguística, Modelagem Simbólica, Experiência Somática, Método Feldenkrais, Metodologia OMNI, Metodologia ELITE, Protocolo Simpson, Protocolo UltraHeight, Protocolo UltraHealing, Mindfulness e muitas outras abordagens que permitirão a você uma experiência rica e amplamente transformadora.

Ao agendar sua avaliação, você vai ter acesso a um trabalho prévio no qual poderá experienciar uma a uma todas as abordagens com as quais trabalhamos, para que verifiquemos a qual delas a sua mente responde de forma mais intensa, profunda e permissiva, direcionando seu tratamento pelas técnicas e abordagens que ofereçam os resultados mais eficientes e transformadores no menor prazo possível.

HIPNOTERAPEUTA 

GUSTAVO ALMEIDA

Psicoterapeuta especializado em Hipnoterapia, Neurolinguistas e Regressão

Com diversas certificações nacionais e internacionais na área do Desenvolvimento Humano e Hipnoterapia, atende pessoas no mundo todo que buscam realização pessoal e bem estar sem submetê-las a terapias prolongadas e medicamentos caros cheio de efeitos colaterais. Fundador​ do Elite Institute, tem como missão ser o melhor investimento em você mesmo de toda a sua vida.

Gustavo Almeida é especialista no tratamento com Regressão para AnsiedadeDepressão, Vícios e Emagrecimento.